Tipos de site. Qual tipo é melhor para minha empresa?

Há alguns anos, ter um site para sua empresa era visto como algo extra, que era dispensável para o negócio. Mas com a popularização da internet, temos um cenário onde a presença online é algo fundamental e que faz grande diferença financeira para um negócio. Vendo a importância de um site, vou apresentar aqui quais são os principais tipos de site que existem, e vou mostrar exemplos para que você consiga descobrir qual o melhor tipo para sua empresa.

O que é um site?

Um site é uma coleção de páginas organizadas e conteúdo, identificados por um nome de domínio.  Um site é basicamente um servidor Web, que está disponível na internet através do nome de domínio. Exemplo: https://irias.com.br. Neste servidor, estão arquivos que são acessados por um navegador de internet como o Google Chrome.

No início da internet, um site era composto somente de páginas estáticas, ou mesmo arquivos como imagens, texto, PDF entre outros. Hoje muitos sites são softwares complexos, que não só exibem informações estáticas, mas realizam várias funções como por exemplo uma loja online, um portal de notícias dinâmico ou mesmo uma rede social.

Tipos de site

Vou falar um pouco dos 6 tipos mais comuns de sites utilizados por empresas, e que podem ser úteis para seu negócio. Ao criar um site, não é necessário utilizar somente um tipo, mas é possível combinar vários deles para atender sua empresa da melhor forma.

1 Site institucional

Este tipo de site é muito utilizado como um cartão de visita. Nele a empresa conta sua história, visão, valores, apresenta seus resultados e seus clientes. Também é comum vermos apresentações sobre os produtos ou serviços, mas geralmente sem apresentar valores.

Normalmente empresas que já possuem anos de mercado, utilizam este tipo de site para melhor se apresentar para novos clientes e também para aumentar seu valor perante a concorrência.

2 Loja virtual / E-commerce

Cada vez mais popular e utilizado entre as pessoas, as lojas online permitem à sua empresa vender seus produtos na internet. Uma loja virtual proporciona um ambiente onde é possível escolher produtos, interagir com vendedores, visualizar opiniões de outros clientes, realizar o pagamento, acompanhar o recebimento do produto entre outras funcionalidades.

3 Blog

Um blog é um site onde é publicado conteúdo voltado a um público. Um blog por si só pode ser um negócio, que ganha com venda de publicidade. Muitas empresas o utilizam junto com outro tipo de site, para gerar engajamento com seu negócio. 

O blog pode trazer mais visitas para seu site, devido a busca de informações em ferramentas como o Google. Caso uma pessoa pesquise por algo que você fala em seu blog, seu site aparecerá no resultado da pesquisa do Google. Este processo que se chama SEO Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca). Não é tão simples como descrevi, mas o blog já é um passo fundamental para ele.

4 Site One Page

Um site One Page, é um tipo de site em que todo o conteúdo está em apenas uma página. Assim, basta descer a página para visualizar todo o conteúdo presente no site. O conteúdo fica de forma organizada com foco na beleza e dinâmica.

Este tipo de site é normalmente utilizado por empresas, que não possuem muito conteúdo para ser apresentado, diferente de um site institucional. Também é comum utilizá-lo para apresentar um único serviço ou produto do seu negócio.

5 Landing page

Uma landing page tem como objetivo principal gerar leads, seja um email, telefone entre outros. Estas páginas normalmente realizam alguma apresentação de serviço ou produto, também podendo fornecer algum conteúdo como vídeos ou ebook em troca de um lead, que será utilizado em uma campanha futura.

6 Hotsite

Semelhante a landing page, os hotsites são voltados para alguma campanha ou ação de marketing. Eles são páginas temporárias, criadas para fazer uma breve apresentação de algo. Essas páginas são criadas para mostrar algo de modo rápido ao cliente. 

É comum o uso destas páginas em campanhas publicitárias, onde o cliente vê um banner do seu produto, e ao clicar nele é redirecionado para um Hotsite, que tem como o objetivo apresentar de forma rápida o produto ou serviço.

Qual tipo de site utilizar para meu negócio?

Não existe uma fórmula exata de qual tipo de site utilizar. Em minha opinião, deve ser realizada uma boa estratégia de marketing e então deve ser utilizado o que se enquadra melhor para cada ação. 

Como já disse neste artigo, pode ser realizada uma combinação de vários tipos de site. Por exemplo: No meu site irias.com.br, na página inicial utilizo um site tipo One Page, onde somente me apresento de forma breve. Também utilizo um blog onde posto artigos sobre tecnologia e empreendedorismo. Mas já utilizei landing page para ações específicas de marketing. Assim, sempre pense no que pode ser melhor para atingir os objetivos de sua empresa.

Um comentário em “Tipos de site. Qual tipo é melhor para minha empresa?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *