PHP – Servidor de desenvolvimento Web

Uma funcionalidade muito útil no desenvolvimento com o PHP é o seu servidor interno. Esta função está disponível a partir do PHP 5.4, ela permite utilizar um servidor Web local para rodar as aplicações PHP. Com esse servidor podemos desenvolver sites e aplicativos Web sem precisar de servidores como Nginx ou Apache.

Utilizando o servidor

Para rodar o servidor, acesse o terminal e no diretório raiz da aplicação utilize o comando:

php -S localhost:8080

No comando acima, utilizei o endereço: localhost como endereço do servidor e 8080 como porta. Este comando executa o servidor com raíz no diretório atual, tornando assim mais prático o processo de desenvolvimento.

Configuração de rotas (entry-point)

No servidor interno do PHP, não é possível utilizar sistemas de reescrita de URLs como os arquivos .htaccess do Apache ou mesmo na configuração direta do servidor. Assim normalmente essa reescrita é realizada através de código PHP. Podemos executar o servidor e definir um arquivo padrão, que será executado em cada requisição feita na aplicação.

php -S localhost:8080 index.php

Assim, toda requisição feita a aplicação passará pelo arquivo index.php, que está na raiz onde o servidor foi executado. Com isso podemos colocar neste arquivo uma lógica para realizar a reescrita das URLs.

Conclusão

O artigo de hoje foi bem simples, mas apresenta uma ferramenta útil no dia a dia do desenvolvimento Web com o PHP.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *