Categorias
Infraestrutura

Como gerar um certificado digital gratuito para um site.

Um certificado SSL/TLS é utilizado para verificar e validar, a identidade de um domínio na internet. Os protocolos SSL e TLS são protocolos desenvolvidos para garantir a segurança de comunicações em redes de computadores. Para mais informações sobre os protocolos, leia a documentação oficial do SSL e TLS. O Let’s Encrypt é um projeto que fornece certificados gratuitos para domínios. Para mais informações sobre o projeto Let’s Encrypt, veja no site oficial.

1 – Instale o letsencrypt

sudo apt-get update

sudo apt-get install software-properties-common

sudo add-apt-repository universe

sudo add-apt-repository ppa:certbot/certbot

sudo apt-get update

sudo apt-get install certbot

sudo apt-get install letsencrypt

2 – Gere o certificado digital com o utilitário

Utilize o comando abaixo para gerar o certificado digital com o utilitário. Substitua o domínio irias.com.br pelo domínio que deseja gerar o certificado. Substitua também o email do responsável pelo domínio.

Ao utilizar o comando, ele solicitará que seja cumprido um desafio para provar que o domínio pertence a você. Como na opção –preferred-challenges utilizamos o http, será solicitado que seja inserido um arquivo na hospedagem do site para que ele possa ser consultado e assim feita a validação.

sudo certbot certonly --manual --preferred-challenges=http --email anderson@irias.com.br --server https://acme-v02.api.letsencrypt.org/directory --agree-tos -d irias.com.br

3 – Converta o certificado

Acesse o diretório onde o certificado foi gerado. Converta a private key e copie o certificado para o nome padrão. Substitua o domínio irias.com.br pelo domínio que deseja gerar o certificado.

openssl rsa -in privkey.pem -out irias.com.br.key

cp cert.pem irias.com.br.pem

cp chain.pem irias.com.br.crt

Após gerar seu certificado digital, basta configurar o mesmo em seu servidor web em que esta seu site.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *