Categorias
Infraestrutura Linux

Como criar um usuário no Linux pelo terminal

Neste artigo, vou apresentar algo simples mas que pode ser muito útil no gerenciamento de uma máquina Linux. Vamos ver como criar um usuário através do terminal Linux. Para iniciar realize o login no terminal com o usuário root. Abra o terminal e utilize o comando abaixo para virar root.

sudo su

O comando sudo permite que um usuário execute um comando como outro usuário. Já o comando su permite mudar a identidade para a de outro usuário sem realizar o logout. Quando não se informa o usuário na frente do comando, ele assume que é usuário root. Assim utilizando a combinação sudo su o usuário se transforma em root, mantendo boa parte das definições do ambiente. Após isto vamos utilizar o comando useradd para criar o novo usuário.

useradd -m usuario

O “-m” serve para criar o diretório do usuário, que fica: /home/usuario. Substitua usuario pelo nome do usuário que você deseja. Depois defina uma senha para esse usuário com o comando passwd.

passwd usuario

Após definir a senha, caso deseje adicione o usuário ao grupo sudo. Isto irá permitir que este usuário também vire root e tenha acesso administrativo na máquina.

usermod -a -G sudo usuario

Para finalizar altere o shell padrão do usuário para o bash. Bash abreviatura de Bourne-Again Shell é um interpretador de comandos. Ele é uma evolução retro-compatível muito mais interativa do sh (Bourne Shell). Os shells permitem a execução de comandos em sequência, inseridos diretamente na linha de comando dos terminais Linux. Também permitem a execução dos comandos lidos em arquivos de texto conhecidos como Shell Script. No artigo: Introdução ao Shell Script eu realizo uma boa introdução ao Shell Script e apresento alguns desses comandos. Para alterar o shell utilize o comando:

chsh -s /bin/bash usuario

Com isso finalizamos este artigo, onde vimos vários conceitos que são utilizados no dia a dia do trabalho com o Linux.

Uma resposta em “Como criar um usuário no Linux pelo terminal”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *